Boa leitura!

 

Desmistificando.jpg

Desmistificando a terapia

 
O que, afinal, é a terapia? O que é Psicoterapia?
Você dá remédio também? Como é a terapia de início?
O que tenho que dizer? Você fala ou só eu?
Como é o seu atendimento? Tenho que ficar deitado no divã?
Psicólogo e Psiquiatra é a mesma coisa?

 

 

Em um mundo cada vez mais acelerado e desafiador, cuidar da nossa saúde mental tornou-se essencial para o bem-estar.

 

Este livro convida você a explorar o universo da psicologia de uma forma clara e acessível, oferecendo insights valiosos para quem busca entender quando e como procurar ajuda profissional.

 

Se você já se perguntou como a terapia pode transformar sua vida ou como lidar com os desafios do dia a dia, está no lugar certo.

 

Vamos juntos desvendar esse caminho e descobrir como a psicologia pode ser sua aliada na busca por equilíbrio e realização

História da PcD (1).jpg

Para compreender as diferentes abordagens presentes na atualidade e a forma de interação com a pessoa com deficiência, é fundamental que possamos olhar para o processo histórico, com o intuito de entender como foram sendo construídas tanto a noção quanto a forma de a sociedade se relacionar com as pessoas ditas “deficientes”.

 

Compreender o fenômeno da deficiência e o processo de inclusão educacional sem recorrer à perspectiva histórica é iniciar uma discussão sem qualquer tipo de sustentação e sentido. Seria o mesmo que contar uma piada pela metade, sem preparar o clima, contextualizar o interlocutor etc.

 

No entanto, é necessária uma advertência inicial: devemos tomar cuidado para não utilizar nosso referencial histórico atual para julgar de forma indiscriminada os comportamentos e atitudes daqueles que nos antecederam.

 

É claro que os sentimentos de indignação são comuns diante de certas barbaridades — para nossa concepção — em algumas situações. Mas é fundamental compreender os acontecimentos dentro de seu contexto histórico e lembrar que nossos descendentes também poderão nos julgar de forma impiedosa, dependendo do legado que deixarmos.

 

Convido você, leitor, a percorrer alguns caminhos que compõem o cenário da história universal e nos ajudam a compreender a forma como nos relacionamos com as pessoas ditas deficientes