Artigos e textos públicados em minhas redes sociais
O Desafio das Escolas e Professores Frente à Proibição dos Celulares
Estudos indicam que crianças e adolescentes consultam seus celulares em média 110 vezes por dia, ou aproximadamente uma vez a cada 10 minutos durante o período de vigília. Este comportamento reflete uma dependência preocupante, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como transtorno desde 2018 (pré-pandemia), quando a dependência digital foi incluída na Classificação Internacional de Doenças (CID) sob o termo “nomofobia”.
Leia texto completo: Clique aqui
Janeiro Branco: A saúde mental no centro das estratégias profissionais
Com a retomada ou continuidade das atividades profissionais, este mês nos convida a refletir sobre a saúde mental como um pilar essencial para o equilíbrio pessoal e o sucesso organizacional.
Cuidar das pessoas não é apenas um ato de empatia, mas uma estratégia que impacta positivamente a operação e os resultados em diferentes contextos.
Que tal começar o ano colocando a saúde mental no centro das suas prioridades?
Leia texto completo: clique aqui
Seja na formação em Psicologia Analítica ou na prática clínica, um tema que frequentemente passa despercebido, mas que é fundamental, é a relação entre irmãos, ou o arquétipo dos irmãos. Embora esse tema seja muitas vezes negligenciado ou não recebe a devida importância, ele possui uma relevância profunda, pois está intimamente ligado à constituição da psique e ao processo de individuação.
Atualmente, observamos uma mudança demográfica nas famílias, com o fenômeno dos filhos únicos se tornando cada vez mais comum. No entanto, o arquétipo dos irmãos continua a se manifestar de diversas formas, seja por meio de relações com meio-irmão, seja no contexto das famílias que surgem a partir de uniões posteriores entre pais ou, ainda, pela adoção.
Leia texto completo: clique aqui